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Ciclos de Aprendizado

Educação Infantil

Desenvolver no aluno habilidades, afetivas e motoras bem como todos os pré-requisitos necessários à aquisição para alfabetização formal, avançando em suas hipóteses relativas a leitura e escrita visando seu desenvolvimento global e a adaptação natural ao ensino fundamental.
Oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento integral da Criança, proporcionando-lhe seu desenvolvimento na linguagem, no pensamento lógico-matemático, interação social, coordenação visomotora, orientação espacial e esquema corporal. Promover atividades que lhe permitam desenvolver a aquisição de habilidades e competências nos níveis espiritual, físico, cognitivo, afetivo e psicomotor.

Fundamental I - 1°a o 5°ano

No Ensino Fundamental I, dos 6 aos 10 anos, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse período, situações didáticas cada vez mais complexas possibilitam ao aluno iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos a leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas. Paralelamente a esse desenvolvimento cognitivo, o aluno constrói sua identidade, amplia seu conhecimento de mundo e se apropria de diversas linguagens e formas de representação. Além de construir noções e conceitos, o aluno tem a oportunidade de desenvolver atitudes e valores por meio da interação com colegas, professores e funcionários. Dessa forma, o Ensino Fundamental I se propõe a:
• desenvolver no aluno a auto-estima, a percepção de sua individualidade e a afetividade;
• facilitar o autoconhecimento do aluno, por meio do convívio com o outro, de forma que aprenda a ouvir, expressar suas ideias e respeitar opiniões diferentes;
• proporcionar situações nas quais o aluno aprenda a utilizar diferentes linguagens de representação e formas de comunicação para interpretar o mundo e expressar-se;
• desenvolver o senso crítico do aluno para que busque soluções em situações de conflito;
aluno perceber-se como integrante de um grupo.

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Fundamental II – 6°ao 9° ano

No Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano No Ensino Fundamental II, os alunos passam por profundas transformações físicas e psicológicas iniciando-se também um período de grande amadurecimento das capacidades cognitivas, caracterizado por aumento da autonomia de pensamento e maior rigor no raciocínio. Assim, o trabalho pedagógico educacional do 6º ao 9º ano pretende fornecer ao aluno condições favoráveis ao conhecimento de si mesmo, à construção de projetos pessoais e ao desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o Ensino Fundamental II se propõe a:
• colaborar no desenvolvimento do autoconhecimento do aluno, por meio da reflexão sobre as transformações biopsicossociais que ocorrem na adolescência, e do conhecimento da história de jovens de outros tempos e lugares;
• desenvolver no aluno a percepção de que ele é o agente de sua educação e o responsável pelo seu processo de aprendizagem;
• promover atividades pedagógicas disciplinares ou multidisciplinares que possibilitem o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno;
• planejar atividades de trabalho em grupo que propiciem o diálogo, o respeito às diferenças, que valorizem a diversidade como necessária à construção de todo e qualquer conhecimento;
• contribuir para que o aluno se perceba e reflita sobre diferentes possibilidades de atuação nos diversos espaços e situações em que está inserido;
• colocar o aluno diante de situações em que o comprometimento, a responsabilidade e a autonomia são essenciais para o encaminhamento e a solução de problemas.

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